segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Dízimo é Bíblico?

Essa é a dúvida de muitas pessoas hoje em dia. Quando voltamos nossos olhares para o propósito do dízimo no antigo testamento vemos que ele era empregado em algumas situações, entre elas: Para sustentar os levitas, pois a tribo de Levi foi a única tribo que não recebeu herança (Nm 18:21-24); Para os estrangeiros, órfãos e viúvas, e os ministros (Dt 14:28 e 29); Era um mandamento (Lv 27:30), Para suprir a casa de Deus (Ml 3:10).


No novo testamento o Apóstolo Paulo diz que servia Para sustentar os ministros do evangelho ( I Co 9:13,14). O próprio Jesus ensinou sobre o dízimo em  Mt 23:23b "Fazei estas coisas e não omitir aquelas”. Fica  claro que Jesus mandou dar o dízimo, “fazei estas coisas”.

Acredito que o dízimo é bíblico, só que não mais como um mandamento como foi no antigo testamento, mas sim com liberalidade e voluntariedade, dando dessa forma o Senhor nos abençoa. Sabemos que a igreja precisa pagar aluguel, ajudar alguns irmãos, assalariar o pastor para que ele se dedique a palavra e o cuidar das ovelhas que o Senhor lhe deu, sem preocupações e investir na obra missionária.

Agora o que acontece hoje em dia é que muitos líderes religiosos fazem terrorismo para que o povo dê o dízimo, desviam o dízimo para proveito próprio e empregam mal o dízimo em projetos que não estão no coração de Deus.

Todo dizimista tem o direito de saber onde seu dízimo está sendo empregado, por isso o pastor esperto realmente presta conta do dinheiro que entra na igreja, no chamado culto administrativo. O dízimo quando bem empregado, sempre será uma bênção para essa igreja.


Por Apolônio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário