sábado, 28 de abril de 2012

A Importância da Escola no Aprendizado do Idioma


Estamos vivendo na sociedade da informação, caracterizado pela globalização econômica, pelos avanços científicos e as novas tecnologias, esses requisitos são fatores que motivam as reformas significativas nos programas de formação educacional em nosso país, como em outros países estrangeiros. O desafio agora é treinar os jovens a serem capazes, de se adaptarem às circunstâncias completamente novas em um mundo em mudança.  
  
Um dos objetivos de médio prazo a ser observado é desenvolver o potencial da educação infantil, pois tudo começa aqui. Para fazer isso, a idade de partida deve ser reduzida de matrícula a um modelo flexível. O estabelecimento de um nível básico deve servir como uma ponte entre a pré-escola e os primeiros anos do ensino fundamental, esse modelo já está tomando forma na maioria dos países europeus, onde desde cedo se aprende além da língua materna, outros idiomas, mas não de uma forma superficial e sim bem incisiva, diferente do nosso Brasil. 

A roupagem que está sendo seguida em alguns países desenvolvidos é de manter um esforço para melhorar suas habilidades de leitura e escrita na língua materna. Por razões relacionadas com a neuropsicologia, ficou provado que a educação precoce é particularmente eficaz para a o aprendizado nos idiomas. Por isso, prevê a introdução do ensino de duas línguas estrangeiras desde o nível primário. 

Outro desafio é feita pela tecnologia da informação e comunicação que deve ser integrado como um instrumento de trabalho em todos os níveis de escolaridade, tanto para professores como para alunos. A integração educacional e cultural da língua estrangeira para a criança e jovem é um desafio constante. 

Em uma comparação internacional, tomando como base, por exemplo, a Suíça, a proporção de jovens de culturas estrangeiras é relativamente alta e, portanto, requer atenção especial. Todas as crianças de origem estrangeira, independentemente do seu estatuto, podem ser integradas na escola. Isto é em parte uma tarefa da escola para garantir a coexistência de línguas estrangeiras no currículo escolar.

Quanto mais cedo à criança der os primeiros passos no aprendizado da língua estrangeira, mais fácil será para absorvê-la.

Por Apolônio Alves

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