sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os Novos Conceitos de Educação

Não é fácil tirar de dentro da criança sentimentos bons, no qual o ser humano tem a tendência natural de seguir o mal, então educar não é só tirar de dentro o sentido é mais amplo, educação é também transmissão, exemplos de vida, práticas e condutas que refletem na moral de que lhe assiste, então a criança observa muito bem tais comportamentos, ela não conseguira fazer uma leitura de vida de alguém que lhe diz para fazer ou agir de determinada forma e a própria pessoa não prática o que se é ensinado. Torna-se confuso para qualquer ser humano, principalmente para uma criança. Dentro do ponto de vista de comportamentos praticados, formulou-se outra definição sobre educação: “Educação é o processo contínuo de transmissão da herança cultural, de geração a geração. O Ser humano quando nasce não existe nele vícios, maus comportamentos, podemos dizer, que se está novo em folha, onde os seus primeiros contatos será com a sociedade, família, depois vizinhança, escola, trabalho e assim as influências culturais vão formando um pouco de sua personalidade que se vai passando de geração em geração.
A questão de Herança Cultural: significa tudo aquilo que compõem a cultura da humanidade: A família tem sua cultura, o bairro onde mora tem sua cultura própria, a cidade, o Estado, o País e assim sucessivamente, todos tem sua essência e especificidade, todos tem sua cultura. Do ponto de vista do sujeito da Educação, ela é o desenvolvimento integral das capacidades do indivíduo e sua socialização, isto é, sua integração na vida da sociedade humana”. Como o ser humano na sua concepção de um ser social interage com a sociedade, então vemos que entra a Sociologia estudando também a ação e o comportamento do individuo quanto cidadão a importância da conscientização dos seus direitos e deveres, respeito ao próximo, relacionamento com o outro ser humano e outros seres animais, para onde vai se integrando e de que forma esse ser humano se localiza? A Máquina humana é o ser mais maravilhoso e surpreendente de toda a história de vida, não é a toa que desde o principio os filósofos pré-socrático, na era de Sócrates, pós-socrático e nos dias de hoje não se cansam de estudar o homem, é uma busca incansável do próprio ser humano conhecer a si mesmo, como disse o próprio Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”, até hoje tem sido complexo para a humanidade se conhecer.
Educar é desenvolver a personalidade; Educar é preparar para vida: é tornar o individuo mais útil a si mesmo e ao próximo. Não basta somente existir, é preciso saber viver, e isso não se aprende de um dia para o outro é gradativamente, como o próprio autor menciona e suas palavras “A aprendizagem para a vida se faz através da própria vida de cada dia”. Nesse conceito de viver o autor criou o sentido de Escola Viva, onde o aluno vive participa de tudo de forma ativa, ouve o professor e esse ouve o aluno e refletem juntos (Feedback) a achar soluções para as perguntas que move esse mundo. Construir conhecimentos é função das duas partes professor / aluno e isso é viver a vida, é educar conscientemente para a vida, o aluno não é depósito e nem uma máquina enferrujada pelo tempo, é um ser vivo pronto para ser lapidado como uma pedra preciosa. Então o ser humano precisa ser atualizado, a sua potencialidade precisa ser estimulada, reciclada, motivada, despertada, basta a cada dia um novo aprendizado: “A Educação é a atualização das potencialidades do individuo”, o ser humano é um ser inacabado, graças a Deus por isso.


Por Apolônio Alves

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