quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PARADIGMAS CIENTÍFICOS E ENSINO SUPERIOR

Apresenta a ciência como um saber comunitário societário que interage com a organização social, econômica e política da sociedade, resultando na interferência no processo de transmissão do conhecimento por meio do controle do sistema de ensino. A organização social, econômica e política da sociedade na qual a comunidade científica está inserida interage no processo de construção do conhecimento científico e interfere no processo de transmissão desse conhecimento na medida em que regulamenta e controla o sistema de ensino. A busca racional do conhecimento, própria do conhecimento científico, é “a forma mais elevada de objetivação do homem pela qual ele se põe no mundo, elevando-o ao nível de sua capacidade espiritual”. Enquanto saber formal, o conhecimento científico tem sua transmissão socialmente regulamentada sendo atribuição do sistema de ensino. O tecido social é assim permeado por influências das interações do conhecimento científico com as demais formas de conhecimento, das interações entre o conhecimento e as estruturas sociais e do processo de interação entre os integrantes da comunidade científica e demais membros da sociedade, entre outras influências perceptíveis, em um processo dinâmico resultante das relações sistêmicas que caracterizam a vida social. Considerando a perspectiva individual, nenhum dos membros de uma sociedade domina o conjunto do saber existente. A visão sistêmica da realidade contribui para a reflexão atual na medida em que permite abranger a diversidade dos fenômenos sociais mas não é suficiente para dar conta da complexidade das relações sociais. A aplicação da idéia de sistema ao contexto social nos leva à concepção da sociedade enquanto sistema. Dessa forma o estudo dos paradigmas deve começar pela localização dos grupos responsáveis dentro da comunidade científica. São processos distintos e aquilo que a percepção deixa para que seja completado pela interpretação depende da natureza, da extensão da formação e da experiência prévia. Essa mudança, denominada conversão, está no cerne do processo revolucionário.


Fonte:INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001 PARADIGMAS CIENTÍFICOS E ENSINO SUPERIOR Ada de Freitas Maneti Dencker (UNIP)

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