quinta-feira, 13 de maio de 2010

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO - ll Pedro 3:18
















Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.


Introdução: Como homens de Deus precisamos crescer na graça e no conhecimento de Deus só assim obteremos vitória nas áreas de nossa vida, mas para isso é preciso disciplinarmos as nossas atitudes em tudo.
Homens que buscam acertar e fazer a coisa certa sem usar de disciplina acabam falhando em sua tentativa, somente observando o que a Bíblia nos orienta é que podemos alcançar a vitória em algumas áreas do nosso cotidiano, mas que são muito importantes, vejamos em algumas áreas onde precisamos dispor de disciplina e acima de tudo do auxílio da palavra de Deus:

1- Finanças

Há muita preguiça e desonestidade no mundo, mas o discípulo de Cristo tem que tirar tais atitudes pecaminosas de sua vida. Devemos trabalhar honestamente e diligentemente, lembrando que o Senhor está nos observando (Colossenses 3:22-25; Provérbios 27:23-27). O preguiçoso está sempre se enrolando em negócios que, diz ele, trarão riquezas fáceis e rápidas. Homens sem entendimento têm cometido o mesmo erro por milhares de anos. “O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza. O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.... Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:19-20,22). O cristão precisa abandonar qualquer maneira desonesta de ganhar dinheiro e fazer “com as próprias mãos o que é bom” (Efésios 4:28).

Não somente no trabalho, mas em todos os negócios, devemos ser absolutamente honestos (Provérbios 10:2; 16:8; 20:17; 22:28). “Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal” (Provérbios 21:6). A pessoa honesta evitará dívidas desonestas e excessivas (Provérbios 22:7,26-27). Ela pagará os devidos impostos e obedecerá as leis do governo (Mateus 22:17-21; Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:13-17). Não será gananciosa, nem oprimirá outros (Provérbios 28:8; Tiago 2:6-7; 5:1-6; Amós 8:4-6).

Cumprindo obrigações financeiras
O cristão deve administrar bem seu dinheiro, porque Deus lhe deu várias responsabilidades. A pessoa que usa seu dinheiro para servir da maneira que o Senhor quer está se preparando para estar com Deus para sempre (1 Timóteo 6:17-19; Lucas 16:1-13). Considere algumas responsabilidades ou, melhor, privilégios que ele deu aos seus servos.

A-Participar do trabalho da igreja: Desde o início, a igreja do Senhor tem recebido e usado dinheiro no seu trabalho. No Novo Testamento, aprendemos que a igreja recebeu dinheiro por ofertas voluntárias (Atos 4:32-37) dadas no primeiro dia da semana (1 Coríntios 16:1-4). Essas coletas foram feitas em cada congregação local, e a própria congregação empregou o dinheiro no trabalho autorizado por Deus. Cada cristão tem a responsabilidade de dar “conforme a sua prosperidade” (1 Coríntios 16:2), “segundo tiver proposto no coração” e “com alegria” (2 Coríntios 9:7).

B-Sustentar a família: Numa época em que muitas famílias sofrem por causa da preguiça e irresponsabilidade de homens, devemos lembrar que quem é convertido a Cristo vai se transformar. Paulo confrontou esse problema de homens ociosos em tessalônica, e os sacudiu com palavras claras: “...e a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar” (1 Tessalonicenses 4:11-12); “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma....determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão” (2 Tessalonicenses 3:10-12).

C-Ajudar os necessitados: Como discípulo de Cristo, temos a responsabilidade de usar o nosso dinheiro para ajudar os necessitados. Generosidade faz parte do caráter do cristão verdadeiro. Devemos trabalhar para ter condições para ajudar outros (Efésios 4:28). Os que são abençoados com coisas materiais devem as usar para boas obras de caridade (1 Timóteo 6:17-18). Cada um de nós tem a responsabilidade de ajudar as viúvas e os órfãos (Tiago 1:27).

2- Nas Amizades
A amizade verdadeira é maravilhosa dádiva de Deus. É dádiva que cada um de nós pode dar e receber. Diferente dos presentes materiais que perdem o valor com o tempo, a dádiva da amizade cristã se torna cada vez mais preciosa com o passar dos anos.
Amigo fiel é aquele que contribui para aumentar a sua alegria e que partilha do seu pesar. Embora lhe dirija palavras de elogio, não hesitará em indicar-lhe [uma] séria falta. O amigo prima pela compaixão, mas está igualmente disposto a lhe aguilhoar quando souber que não está fazendo tudo que pode. O verdadeiro companheiro partilha as bênçãos dele, bem como as lições que se pode aprender dos erros dele. Dá-lhe seu tempo, sua lealdade, seu entendimento e seu apoio material, quando necessário. Não é de se admirar que em provérbio diga que “em todo tempo ama o amigo”. (Pv. 17:17,) Em realidade, nas Escrituras Hebraicas, a palavra “amigo” significa alguém que ama. A palavra grega para “amigo”, semelhantemente, descreve alguém afeiçoado a outra pessoa.
Já em salmos cap.1 nos adverte o perigo de nos determos em um círculo de falsas amizades que vivem apenas o prazer dessa vida, sem se preocupar com o pecado e a centralidade de está na vontade de Deus.

3- Na Família
“Maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Ef. 5.25

Como marido:
Amar como Cristo amou e ama a Igreja. Uma tarefa muito bonita e de muita responsabilidade. Sabemos do amor de Cristo pela Igreja. As Escrituras nos dizem isto. Ele se entregou por sua Igreja. Deu-se primeiro para depois tê-la. Quantos maridos estão se matando por sua igreja e ministério e pouco ligando para sua esposa. Quantos estão tão preocupados com seu trabalho que não lembra mais de seu aniversário de casamento, de sua esposa, de seu noivado etc. A preocupação é tanta que nem nota mais o que a esposa precisa. Não faz mais elogios a ela. Não a trata como Cristo trata a Igreja. A Bíblia diz que o Senhor nos guarda como a menina de seus olhos. A imagem da igreja como a esposa para seus maridos nos leva a temer diante de tal citação. Certamente muitos casamentos estão destruídos por que falta este compromisso do marido com sua esposa. Muitos depois do casamento entram na rotina. Mulher na cozinha, marido no trabalho, filhos na escola etc. O casamento acaba depois do primeiro ano. Pois os maridos querem uma empregada e não uma esposa. Por que se você quer uma esposa vai ter que pagar o preço para ter tal. Como vimos às mulheres é a parte mais frágil e quebra facilmente. O trabalho você arruma outro, um carro novo, filhos idem você pode ter mais de um. Mais esposa você só pode ter uma. E a Bíblia diz que a esposa certa vem do Senhor (Pv.19:14). Se esta bola de vidro cair, se quebrará e mesmo que você junte os cacos não será mais a mesma. Por isso marido tome muito cuidado com sua esposa. Ela é enviada por Deus para ser sua carne e não apenas uma mulher. Paulo diz: (Ef. 5. 29) “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo”.

Como pai:
“Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa,
e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." Dt 6.7
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22.6
O cenário hoje não é nada bom, vemos o diabo divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo. É só olharmos quantos jovens envolvidos com as drogas, marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc. (2 Tm 3.1-7).
É impossível criar filhos aos pés de Cristo, se os pais não estiverem nesta condição, o evangelho é para ser vivido na prática, nunca na teoria. Como pai é indispensável serem cheios do Espírito Santo para tornarem-se participantes das muitas promessas de vitórias por meio de Cristo. Vivencie a educação e criação dos filhos de uma forma presente e sempre que possível diga que os ama.

4- Em Deus:
A Bíblia coloca de forma clara e indubitável que a vida cristã é semelhante ao nascimento e crescimento de uma pessoa natural. O início é o momento do novo nascimento, quando confessamos nossos pecados, a nossa necessidade de Deus, convidamos o Espírito Santo de Deus para fazer morada em nossos corações e pedimos para que nosso nome seja escrito no Livro da Vida. Com o passar do tempo, nosso ser espiritual vai crescendo, sendo aperfeiçoado, santificado pelo crescimento do espaço ocupado pelo Espírito Santo de Deus em nossa alma, em nosso espírito, em nosso ser. Esse espaço aumenta pela convivência e pela familiaridade com o Senhor Jesus.
Precisamos estar disciplinando constantemente o nosso crescendo nas coisas concernentes a Deus, hoje se dão muito valor a movimentos que suscitam emocionalismo e que coloca dúvida se é Deus ou não, mas do que uma vida transformada e cheia do Espírito Santo. Já não se investe na leitura e estudo da palavra, não se fazem mais cultos domésticos, como também já não se ora mais. Que Deus nos ajude!!!!!



Palestra colocada a pedidos ministrada na Igreja O Brasil para Cristo em Dois Unidos-Pe



Nenhum comentário:

Postar um comentário